Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Horário no Brasil
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Top dos mais postadores
Vinicius_GM | ||||
Mystery_boy_maker | ||||
Suadao | ||||
mayck | ||||
TRFN | ||||
donte | ||||
guigodss | ||||
Lucas | ||||
TGNF | ||||
Rukawa |
[TUTORIAL] Como criar um RPG de Tiro!
3 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Como criar um RPG de Tiro!
Bem este tutorial não será um simples RPG de tiro!
Bem vou dividi-lo em algumas partes:
1ª- Desenhando as Sprites;
2º- Criando os Objetos;
3º- Colocando os Eventos;
4º- Editando os Scripts.
------------------------------------------------------------------------------------
1º:. Desenhando os Sprites:
Desenhe:
Desenhe:
1- Player, Parecido com a imagens abaixo (Lembre-se de centralizar o Sprite)
2- Inimigo, Você pode sei lá, colocar um zumbi ou faça como eu faça uma "Bola" da cor de sua preferencia
3- Tiro/Bala, Dependendo do tamanho de seu personagem eu recomendo fazer 4x4
OBS: Não se esqueça de aperta "Center" em todos os Sprites porque se não ficará errado no jogo!
-------------------------------------------------------------------------------------
2º:.Colocando os Objetos:
Crie os seguintes objetos:
Crie os seguintes objetos:
1- obj_palyer
2- obj_inimigo
3- obj_tiro
4- obj_controle
-------------------------------------------------------------------------------------
Adicione os seguintes Eventos:
Bem 1º:. Abra o obj_player e adicione os eventos:
Create
Alarm 0
Alarm 1
Step
2º:. Abra o obj_inimigo e adicione estes eventos:
Create
Step
3º:. Abra o obj_controle e adicione estes eventos >Draw
4º:. Abra o obj_tiro e coloque
Create
Step
Colision With obj_inimigo
------------------------------------------------------------------------------------
4º:. Editando os Scripts:
Volte ao obj_player e adicione um Execute Code//Se encontra na aba Control no Evento Create (OBS: Não é Execute Script!)
Depois de adicionar o Execute Code clique duas vezes nele e adicione:
- Código:
atirar=true
cartucho=10
cartuchoo=10
municao=50
forca=35
veloci=14
velocii=15
recarrega=15
mira=15
arma=1
a=0
carregando=false
Depois adicione ou Execute Code no mesmo evento e cole este outro código:
- Código:
if cartuchoo and municao<1 atirar=false
Agora adicione ou Execute Code mas agora no Alarm 0 e coloque este código:
- Código:
atirar=true
Agora adicione o seguinte código no Evento Alram 1:
- Código:
municao -= a
cartucho +=a
carregando=false
Agora no Step adicione o código:
- Código:
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direction
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-4,y)
x-=4
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+4,y)
x+=4
if keyboard_check(vk_up) and place_free(x,y-4)
y-=4
if keyboard_check(vk_down) and place_free(x,y+4)
y+=4
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and atirar=true and cartucho>=1 and arma=1 and carregando=false
{
cartucho-=1
atirar=false
alarm[0]=velocii
tiro=instance_create(x,y,obj_tiro)
tiro.speed=veloci
tiro.forca=forca
tiro.direction=direction
tiro.direction+=random_range(-mira,mira)
}
a = cartuchoo - cartucho
if keyboard_check_pressed(vk_space) and carregando=false
{
alarm[1]=recarrega
carregando=true
}
Agora no obj_tiro
No Create adicione um Execute code e coloque assim:
- Código:
forca=35
No Step adicione um Execute code e coloque assim:
- Código:
image_angle=direction
No Colision with obj_inimigo adicione um Execute code e coloque assim:
- Código:
other.vida-=forca
instance_destroy()
OBJ_INIMIGO:
Create adicione um Execute code e coloque assim:
- Código:
vida=100
Step adicione um Execute code e coloque assim:
- Código:
if vida<1 instance_destroy();
Agora no obj_controle
Draw adicione um Execute code e coloque assim:
- Código:
draw_text(0,0,"Balas: " + string(obj_player.cartucho) + " / " + string(obj_player.municao))
Falow's
Potlic- Novato
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/07/2012
Localização : Na frente do PC com o Game Maker, Delphi e Visual Basic aberto
Pontos : 12915
Emprego/lazer : Mexer com Scripts e Programações de Jogos
Humor : Piadas de Nerds
Idade : 24
Re: [TUTORIAL] Como criar um RPG de Tiro!
Nossa que legal e completo seu tutorial, gostei bastante ^^
Realmente ajudará bastante quem precisar, está muito bem explicado.
Muito bem..
Realmente ajudará bastante quem precisar, está muito bem explicado.
Muito bem..
Vinicius_GM- Moderador
- Mensagens : 935
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 16289
Re: [TUTORIAL] Como criar um RPG de Tiro!
mais em qual programa pra fase isso?
Dark Silver- Novato
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : green hil zone
Pontos : 13072
Idade : 23
Re: [TUTORIAL] Como criar um RPG de Tiro!
Game Maker, é um programa "amador" para criações fáceis de jogos.
É bem fácil de aprender e usar ^^
É bem fácil de aprender e usar ^^
Vinicius_GM- Moderador
- Mensagens : 935
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 16289
Tópicos semelhantes
» Como criar uma pasta invisivel
» Tutorial : Como transformar videos em gifs que podem ser usadas no Fórum
» [Tiro,Ação]Sprites worms
» Tutorial : Como transformar videos em gifs que podem ser usadas no Fórum
» [Tiro,Ação]Sprites worms
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Sáb 12 Jan - 23:55:34 por Guedes
» [Sprites] Sprites no Naruto Para Rpg Maker XV
Qui 19 Fev - 14:42:12 por athos100
» Efeitos sonoros para jogos de Zoombie !!
Ter 6 Jan - 8:30:14 por lucasnavazk
» Varios efeitos sonoros do Super Mario World { efeitos separados e links diretos }
Dom 28 Dez - 11:49:54 por wellingtonnunes
» Fórum para sprites de RPG
Sex 28 Mar - 18:27:49 por Gabriel2308
» Olá Turma
Sex 28 Mar - 17:17:04 por Eliumar
» Oi, soi eu, Gabriel
Seg 10 Mar - 8:31:28 por TRFN
» PEDIDO -Preciso de Sprites Simples do The Walking Dead - AJUDEM
Dom 16 Fev - 13:37:12 por Kronos Gamer
» Preciso de BG de fabrica
Seg 9 Dez - 13:24:51 por Gabriel2308